20 fevereiro 2007

recordar é viver




há dias assim.


há dias em que um estúdio acorda para receber um pedaço da estória do rock moderno. há dias em que tudo parece correr bem, e não, nem tudo é sempre resultado de muito trabalho e de anos de preparação.
às vezes acontece.
os neutral milk hotel esperaram nove anos para gravar in the aeroplane over the sea. esperaram nove anos para lançar a sua masterpiece.
foi um parto difícil este de 1998, custoso, quase que no extremo do desespero de quem passou tanto tempo a explorar um caminho. mas quando nos aproximamos hoje deste álbum e o ouvimos pela primeira vez percebemos que os neutral milk hotel são um caso encerrado. por mim podiam muito bem já ter cessado as suas funções, se é que ainda não o fizeram.
in the aeroplane over the sea é uma das imagens mais construtivas e de maior requinte de um rock em formato lo-fi, onde a imagética big band que lhe está associada nos faz pensar que estamos perante uma obra com dezenas de anos. de facto, é muito raro encontrar um trabalho com esta qualidade e com esta capacidade de se imortalizar depois de 1980. no entanto os neutral milk hotel são uma escola de rock, a fazer recordar a estética pavement ou sebadoh e a dizer.nos claramente o que são os camera obscura, os clap your hands say yeah e os famosos broken social scene.
in the aeroplane over the sea combina magistralmente a vontade íntima de jeff mangum em querer ser o melhor songwriter do século 20, com a irreverência dos músicos com que se rodeou.
este é, provavelmente e até ver, o derradeiro grande álbum do rock alternativo.



9.5/10

Sem comentários: