o amigo tinaka, imperador do rogel e do território além-mar que um dia há.de voltar a ser nosso, lançou.me o desafio de lhe aconselhar 5 músicas. basicamente eu acho que ele quer impressionar umas miúdas com esta conversa. e eu, como bom samaritano, faço.lhe a vontade. o a new order lança.se hoje no top tino, o top das músicas indie mais sexy de sempre, ou, pelo menos, do dia de hoje.
5. glory box dos portishead. ninguém é alguém no mundo indie se não tiver ouvido os portishead numa determinada fase. e no longínquo ano de 1994 esta foi a música que mais os consagrou. em ano de lançamento do novo álbum, mais de dez anos depois da última aventura da dupla de bristol, os portishead serão certamente um bom tema de conversa com uma miúda.
4. gigantic dos pixies. falar de bandas antigas é como mostrar a uma miúda que somos experts na matéria. e os pixies são tema recorrente em qualquer festa, bar ou discoteca indie. qualquer dj que se preze utiliza.os e gigantic é a canção mais mainstream que o indie já produziu. depois de here comes your man, claro. em ambos os casos, reconhecer os pixies é meio caminho andado para o sucesso.
3. all my friends dos lcd soundsystem. quem quer pertencer a esta troupe tem de perceber que as miúdas adoram os lcd soundsystem. não os conhecer é como não saber quem é o freddy adu quando se entra no estádio da luz. esta música vai tocar em qualquer discoteca trendy e cantar o refrão vai dar cartas com as senhoras. de certeza.
2. blue monday dos new order. incontornável. estás com uma miúda do indie, começa a tocar esta música e tu dizes.lhe: sabias que esta foi a canção que os new order escreveram imediatamente a seguir à morte do ian curtis? depois disto, fazes parte do meio, com direito a ires a casa dela ver o 24 hour party people e tudo. claro que primeiro tens de saber quem era o ian curtis.
1. wake up dos arcade fire. a melhor banda que este século já viu nascer. a melhor música que este século já ouviu. estar no tal bar bera, como tu dizes, sem saber quem são os arcade fire é suicídio. e, quando ao volante do teu volkswagen do tempo das invasões napoleónicas, meteres a k7 com esta música a tocar, vais estar no cimo do monte indie.
09 fevereiro 2008
top tino
por
joséreisnunes
à(s)
3:57 p.m.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Lol!
Eu julgo que o objectivo do Tino nao e propriamente impressionar raparigas, mas antes recuperar uma certa literacia musical que naturalmente se perde quando se esta longe muito tempo. Vou preparar o meu "top tino" em breve, depois mando-te.
caro amigo joão:
literacia musical = impressionar raparigas.
por isso é que eu nunca impressionei ninguém, muito menos raparigas. a não ser a adalberta que ia (às vezes) ver ao Campo dos Ninhos as minhas soberbas exibições como lateral esquerdo dos júniores do Clube Desportivo da Venda do Pinheiro. mas eu uma vez, ao sair todo perfumado do balneário, vi-a a entrar no carro do sérginho (o nosso defesa central), por isso nem tenho assim bem a certeza que ela me vinha ver a mim.
e o que é isso de estar longe e perder literacia musical? punjabi e bollywood não contam!? é o "mundo pós-europeu" pá, logo vale por 100 portisheads ou new orders, já devias saber...!!
PS: Claro que tens toda a razão.
foi só um pretexto...
Grande Zé Miguel:
parecem-me excelentes, muito informadas e peritas recomendações. já dei ordem à mula para carregar as cinco. vou ouvi-las com atenção e prometo que depois deixo aqui as minhas impressões. mas já me sinto mais indie do que nunca! obrigado, amigo.
é sempre um prazer!
abraços
Enviar um comentário