15 janeiro 2009

review da semana

merriweather post pavillion, animal collective [2009]


não será muito difícil de adivinhar a posição que os animal collective ocuparão nas listas de final de ano que costumo consultar. não naquelas que ainda estamos a digerir, mas sim nas que muitos de nós já começámos, ainda que mentalmente, a organizar. 
há álbuns em que a expectativa sai furada à primeira audição. com outras bandas, pelo contrário, a expectativa do falhanço só aguça o engenho de uma reinvenção positiva. é que, de facto, não tinha a oportunidade de ouvir um álbum tão bom desde a última vez que o grupo de baltimore tinha lançado um long play. e se isto vos pode parecer, a determinado ponto, uma espécie de veneração, digo.vos desde já que não é bem o caso. chamem.lhe antes o meu ideal monárquico na música. é que, na minha óptica, os animal collective são os quintos reis (e dou um doce a quem adivinhar os outros quatro).
a história encarregar.se.á de demonstrar que os animal collective são a banda mais importante para a música indie desde que o kurt cobain deu um tiro na cabeça. e que merriweather post pavillion, capítulo sete de uma saga que parece, ainda, incompleta, não é o melhor álbum que os beach boys nunca fizeram. é o álbum que os beach boys gostariam de um dia ter feito, mas que não fizeram porque, manifestamente, nunca o conseguiriam.  

7 comentários:

joão moço dos recados disse...

gostaria o kurt cobain de ter feito algo que se aproximasse minimamente aos calcanhares dos animal. banda mais importante da década. e digamos que já há uns belos anos que tenho esta teoria e, felizmente, até hoje não me fizeram voltar atrás. e este disco só não bate o 'feels' por uma milésima.

l_l disse...

1. beatles
2.stones
3.sonic y
4.joy d

acertei em algum?

Não digo que é o abum que os beach boys gostariam de ter feito, mas algo que eles fariam se tivessem nascido anos mais tarde e tivessem como referência o Captain Beefheart em vez do Phil Spector

joséreisnunes disse...

joão: a referência ao cobain foi mesmo pelo suicídio. não conheço a fundo a carreira dos nirvana, pelo que não recuso a importância da música. mas o suicídio, pelo factor icónico, parece.me primordial.

outro leitor com símbolo estranho: acertaste os beatles e os joy division. sonic youth poderiam ser, mas há outros dois nomes que me impressionaram sempre mais. stones muito longe das minhas prioridades.
a referência aos beach boys é, como em quase tudo o que escrevo, metáfora irónica às comparações que fazem entre as duas bandas. bastou um dia alguém lembrar.se dela para que a partir daí muita gente os metesse no mesmo saco. o que me parece injusto - e tal como referiste - por vezes até desadequado.

cumprimentos aos 2.

joséreisnunes disse...

já percebi quem és...hehe
esse símbolo não vai com nada pá!

Anónimo disse...

com esta conversa toda até fica mal dizer que os animal collective não me aquecem nem me arrefecem. é que nem sequer os odeio nem nada... ouço e pronto, passou.

joséreisnunes disse...

não podemos ser todos filhos do mesmo deus...

RR disse...

Estou com o Filipe, ouço-os e pronto. Mas de certeza que partilho apreço pelos outros do reinado.