08 dezembro 2007

os melhores momentos de 2007, ecos lá de fora, ou então um título que serve apenas para ter mais visitantes

à medida que vão saindo as listas de 2007 percebemos imediatamente que as grandes publicações já não arriscam nada.
a stylus, antes do seu encerramento, deixou uma lista em que figurava como primeira opção o álbum dos lcd soundsystem, sound of silver. uma aposta claramente de rebanho. sound of silver é um álbum interessante mas nada mais do que isso. tem meia dúzia de boas músicas e muitos longos minutos de completa asbtracção, em que os sons não têem muito de sinceros.
o mesmo sucedeu com a uncut, que volta a desiludir com a mesma opinião.
a Q escolheu o álbum dos arcade fire - neon bible - como o mais representativo do ano que agora acaba. é uma boa escolha mas peca por ser algo óbvio no contexto da cena independente. é um bom álbum mas não é, de facto, o melhor.
a mojo, por exemplo, elegeu in rainbows, o mais recente dos radiohead. outro dos melhores do ano, mas mais uma escolha algo conservadora.
é que não choca ninguém escolher os radiohead ou os arcade fire. esse processo - a identificação de um novo grande valor da música rock com a consequente exposição mediática associada - já foi feito para estas 2 bandas.
resta por isso saber qual a escolha da pitchfork.
costuma ser sempre a mais afirmativa, e desde que não incida sobre strawberry jam, poderão marcar o início de 2008 com uma grande surpresa para muitos melómanos. a aposta da pitchfork poderá ser, como manda a tradição, uma salutar percepção do caminho que andamos a seguir. mesmo que o álbum não seja o melhor, a pitchfork costuma arriscar.
mas isto é apenas uma especulação minha.

Sem comentários: