31 outubro 2008

thee silver mt.zion memorial orchestra @ zdb

entre a hipnose do som dos 2 violinos arrastado praticamente ad eternum e o descalabro emocional da guitarra que já foi peça central dos gy!be, a thee silver mt.zion memorial orchestra arrasou, ontem à noite, a sala do bairro alto.
não fosse a forma como os músicos se apresentam em palco, e a desfaçatez das palavras que dão corpo à música, e poderia muito bem tratar.se de uma orquestra daquelas sérias e arranjadinhas. não fosse a violência das peças que apresentam, e a oscilação dramática entre o caos total e o silêncio que o é quase nos 15-20 minutos de duração de cada investida, a thee silver mt.zion memorial orchestra poderia aspirar a salas mais respeitadas. mas não é assim que as coisas são no mundo rock, e o público que ontem se deslocou à baixa lisboeta, fazendo esgotar o aquário da zdb, fez questão de o demonstrar. minado, provavelmente, pelo descomprometimento do frontman canadiano.
em troca os thee silver mt.zion arrumaram a contenda com 6 faixas que percorreram algumas das fases de uma carreira que se estende já em 6 álbuns de estúdio. no final do dia fica a sensação de que, se os gy!be foram o início de qualquer coisa que entretanto se desfez no tempo e na necessidade, os thee silver mt.zion são, de facto, o passo seguinte no pós pós-rock.


1. 13 blues for thirteen moons
2. 1.000.000 died to make this sound
3. take these hands and throw them in the river
4. god bless our dead marines
5. there's a light
6. microphones in the trees

2 comentários:

Sr. Little Trouble Boy disse...

Este já o segundo post que meto neste blog hoje. Estou a gostar, por isso continuo a ler!
Mas a partir do quinto cobro comissão... ;>

Eu também os fui ver! Não na ZDB, mas em Leiria, no Teatro Miguel Franco. Uma sala com 210 lugares, todos eles preenchidos.
Os TSMZ gostaram e nós também. Pelos vistos, tinham tocado anteriormente numa sala pequena onde grande parte do publico estava alcoolizado (ZDB???). "Are you guys OK? Do you want something?... Last show we've played in a very small place and the public was kind of ... drunk! All of them! So, if you need something... a glass of wine... a beer... just ask for it..."

Da playlist não me lembro, porque para ser sincero, não conhecia este ultimo álbum(13 Blues for Thirteen Moons), mas acho que andou à volta dele sem grandes viagens no tempo até aos álbuns mais antigos.
Embora não me tenha fascinado, talvez por não ser esta a minha mood actual (longe vão os tempos em que me deliciava a ouvi-los, aos Do Make Say Think, aos Fly Pan Am ou aos Set Fire to Flames) esta foi sem dúvida uma boa banda sonora para aquela noite de halloween...

Dos GY!BE tenho saudades, mas isso sou eu! ;>

joséreisnunes disse...

olha que são só 4 anos de postagens regulares para ler...não é assim tanto!de qualquer maneira fico sempre feliz por ter novos leitores.
de facto, e em relação ao concerto, havia um tipo que estava a insistir muito em ir beber uma cerveja com a banda (isto nos intervalos entre faixas). talvez daí tenha surgido essa ideia, que aliás já me tinha sido relatada.
em relação ao que partilhaste, é verdade que não podemos dizer que os TSMZ façam parte de um grupo de bandas que estarão a escrever o futuro do rock, uma vez que se restringem bastante a uma tendência específica que, provavelmente, já teve o seu tempo. daí que para muitos melómanos a carreira da banda tem passado um pouco ao lado. penso que quando se entra num "estádio" que já superou o pós rock é difícil voltar a ele. mas também me parece que os TSMZ se estão, de alguma maneira, a tentar reinventar - daí a designação que atribuí: o pós pós-rock. essa tentativa fica sempre bem a quem tem a capacidade de o fazer. e independetemente disso concertos destes não se podem falhar não é?.